MAPEAMENTO DO SOLO: IFMT - Campus CONFRESA

  Na aula prática da disciplina Solos II ministrada no curso de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - campus Confresa (IFMT - campus Confresa) pelo professor Raphael Maia Aveiro Cessa os discentes da turma do terceiro período aprenderam técnicas de mapeamento de solo. 
 Foi abordado a sistematização dos pontos amostrais de coleta de amostras de solo, perpassando pela obtenção dos arquivos digitais (perímetros e grides amostrais) com uso de antenas receptoras até a confecção dos mapas de textura e resistência à penetração do solo em um talhão de 1,90 ha localizado no campo experimental da referida escola pública.


Figura 1. Gride amostral contendo pontos georreferenciados para coleta de amostras de solo
   
Figura 2. Mapa da porcentagem de argila no solo entre as profundidades de 0 - 20 cm


Figura 3. Mapa da resistência do solo à penetração na profundidade de 20 cm

   Precedendo a utilização das técnicas de mapeamento de solos os discentes de Agronomia do IFMT - campus Confresa aprenderam os procedimentos de coleta de amostras de solo para análise física textural pelo método da pipeta, bem como o manuseio do penetrógrafo eletrônico manual e manipulação dos dados em aplicativo computacional específico.

Figura 4. A esquerda amostras de solo coletadas na profundidade de 0 - 20 cm secando ao ar. A direita colunas de sedimentação de material disperso aguardando para pipetagem da argila


Figura 5. Discentes trabalhando com penetrógrafo




Figura 6. Resistência do solo à penetração em duas áreas do IFMT - Campus Confresa obtidos com penetrógrafo

 A oportunidade da atividade relatadas exemplifica a aplicabilidade de técnicas contemporâneas utilizadas em agricultura interdisciplinarmente. O mapeamento da textura de solo tem suas bases de conceitos abordados em Topografia, podendo ser aplicado quando o assunto for formas modernas de sistematização da amostragem de solo ou aplicação de fertilizantes e semeadura em taxa variada considerando técnicas de agricultura de precisão e manuseio de aparelhos localizadores de coordenadas geográficas nos componentes curriculares Solos II e Mecanização Agrícola.

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