INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO(IATF) COM REPASSE EM TOUROS
Um curso de curta duração para os alunos da turma 2011 do curso de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – campus Confresa foi ministrado no dia 14/11/2013 pelo Médico Veterinário Robson Luiz dos Reis Pereira na Fazenda Patrimônio localizada no Município de Confresa de propriedade do Senhor Otacílio Sabino Filho. Na ocasião estiveram presentes os professores daquele campus Raphael Maia Aveiro Cessa (Eng. Agrônomo), Deivid Guareschi Fagundes (Médico Veterinário) e Adriano Alves Jorge (Médico Veterinário) com apoio do Coordenador de Extensão Lucas de Paula Mera.
É preciso que estas ações aconteçam frequentemente nas instituições de ensino, mesmo que contando, em muitos dos casos, com a colaboração e cortesia maior de profissionais autônomos e empresários comprometidos na formação dos estudantes para que possam aplicar seus conhecimentos teóricos e técnicos na construção do seu conhecimento diz o professor Deivid.
Perguntas não faltaram... Diversos assuntos discutidos como vacinação, sanidade e fisiologia da reprodução animal de bovinos instigaram os futuros Engenheiros Agrônomos, mas o principal foi a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) com repasse de touros. Na ocasião, além de se discutir diversos aspectos sobre IATF os acadêmicos tiveram a oportunidade de partilhar o dia a dia com um Médico Veterinário, iniciando pela palpação retal (“toque”) dos animais para confirmação de prenhez com utilização de ultrassom para iniciação dos protocolos clínicos. Sobre este tema foram detalhadas as informações do procedimento desde a coleta e origem dos sêmens nas centrais, perpassando pela manipulação desses materiais em tambores de nitrogênio líquido até seu descongelamento para introdução nos animais.
O encerramento do curso de curta duração com carga horária de 6 horas, que por sinal contribuiu com as atividades extracurriculares exigidas dos alunos no plano pedagógico curricular deu-se com as palavras de Robson, que exaltou a “importância afinada que deve existir entre Agrônomos e Veterinários nas propriedades rurais, dependendo um do outro para que seus trabalhos se realizem com sucesso”.
Comentários
Postar um comentário