MAPEAMENTO DE SOLO: IFB campus Planaltina

  Os alunos do curso Técnico em Agropecuário modalidade Subsequente turma APB1 do Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - campus Planaltina realizam aulas práticas na fazenda experimental da referida instituição pública de ensino referente ao mapeamento do solo, sendo a característica avaliada argila e altimetria.
  A ideia é que os acadêmicos aprendessem técnicas contemporâneas utilizadas em agricultura, trabalhando os seus conhecimentos de forma interdisciplinar, pois o mapeamento da textura de solo tem suas bases de conceitos abordados em Topografia, podendo ser aplicado quando o assunto for metodologias de sistematização da amostragem de solo ou aplicação de fertilizantes e semeadura em taxa variada considerando técnicas de agricultura de precisão e manuseio de aparelhos localizadores de coordenadas geográficas nos componentes curriculares de Ciência de Solo  e Mecanização Agrícola. 
 Inicialmente estabeleceu-se em sala de aula, com uso de aplicativos computacionais apropriados grides para sistematização da amostragem de solo.

Figura 1. Gride estabelecido em sala de aula para coleta de solo na área de 15,1 ha da fazenda escola do IFB - campus Planaltina

 A localização dos pontos georreferenciados nos grides dá-se por meio de uma antena receptora configurada para sistema GPS. Em cada vértice do gride coletam-se três amostras simples de 0-20 cm de profundidade espaçadas em 0,70 m para formação de uma amostra composta. Uma porção de aproximadamente 0,250 kg foi retirada da amostra composta formando a básica, a qual seria enviada ao laboratório.
Figura 2. Alunos do Técnico em Agropecuário modalidade Subsequente do IFB - campus Planaltina coletando amostras de solo com trado nos pontos georreferenciados do gride

 Os valores de argila foram simulados para tabulação em planilha eletrônica para serem manuseados em aplicativos computacionais apropriados a confecção de mapas de isolinhas que, posteriormente, se configurados em mapas de "aplicações", podem ser trabalhados nas máquinas agrícolas.


Figura 3. Mapa textural da porcentagem de argila (valores simulados) da fazenda experimental do IFB - campus Planaltina


 Com a mesma metodologia de mapeamento para textura pode-se, ainda, criar o modelo numérico de terreno ou o mapa de altimetria. Para tal, faz-se uso dos dados de altitude coletados diretamente no Google Earth.

Figura 4. Mapa de altimetria da fazenda experimental do IFB - campus Planaltina


 Os mapas em sala de aula são utilizados para criação da discussão das suas possibilidades de uso e, utilizados também na criação de avaliações quantitativas interpretativas.

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