QUEIMADAS E EMISSÃO DE GASES

 As queimadas de áreas naturais e/ou ocupadas com agricultura ou pecuária promovem emissões de gases carbônico (CO2), metano (CH4), monóxido de carbono (CO) e nitroso de oxigênio (N2O), provenientes da queima da biomassa e da sua parte aquecida - mas não queimada - que também será oxidada. Os referidos gases são conhecidos como "gases de efeito estufa".
  A presença dos gases de efeito estufa na estratosfera e troposfera sugerem, portanto, locais onde estão havendo queimadas, além, de problemas atuais e futuros associados às alterações climáticas. 
 O Sentinel-5 Precursor (SP5) é um satélite lançado em 13 de outubro de 2017 pela Agência Espacial Europeia para monitorar a poluição do ar. O sensor de bordo é o Tropomi (TROPOspheric Monitoring Instrument). Dentre outras informações, o SP5 pode informar como produtos diretos ou indiretos dos seus sensores, imagens de alta resolução quase em tempo real das concentrações de NO2, usado para representar concentrações de óxidos de nitrogênio (NO) coletivos durante o dia, ou seja, na presença da luz solar, um ciclo fotoquímico envolvendo ozônio (O3) converte NO em NO2 e vice-versa em uma escala de tempo de minutos. 
 O sistema de processamento TROPOMI NO2 baseia-se em algoritmos aplicáveis ao conjunto de dados obtidos para NO2, desenvolvido por um projeto da União Europeia denominado QA4ECV - tradução da sigla Garantia Europeia da Qualidade para Variáveis ​​Climáticas Essenciais -, e adaptado para o sensor TROPOMI. Esse sistema de modelagem de recuperação-assimilação usa o modelo global de transporte químico tridimensional TM5-MP com uma resolução de 1x1 graus como elemento essencial.
 Em análise dos valores totais (troposfera+estratosfera) de NO2 em parte do Brasil, especificamente nas regiões Centro Oeste e Norte nota-se, na figura 1, que no mês de agosto  de 2019 (início do período seco) foram constatados valores de NO2 relativamente maiores em comparação ao mês de abril (final do período chuvoso) de 2020 sobre tais regiões. Na mesma figura, nota-se também que, nas regiões Centro Oeste e Norte em agosto de 2019 estavam presentes focos de incêndio, os quais têm relação com a presença do gás NO2.

Figura 1. Valores de NO2 (mol m-2) total (troposfera+estratosfera) em parte do Brasil nas datas 19/18/2019 e 20/04/2020.

Referências

BBC. Locais com mais queimadas também tiveram mais desmatamento, diz estudo. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-49443561> Acesso: 30 de abril de 2020. 

FEARNSIDE, P. M. Fogo e emissão de gases de efeito estufa dos ecossistemas florestais da Amazônia brasileira. Estud. av., v.16, n.44, p. 99-123, 2002. 

GEFFEN, J. H. G. M. Van.; ESKES, H. J.; Boersma, K. F.; MAASAKKERS, J. D.; VEEFKINF, J. P. TROPOMI ATBD of the total and tropospheric NO2 data products. Disponível em <https://sentinel.esa.int/documents/247904/2476257/Sentinel-5P-TROPOMI-ATBD-NO2-data-products> Acesso: 30 de abril de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIFÃO DE BELL EM AQUAPONIA

PRODUÇÃO AGRONÔMICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

CORREDORES AGROECOLÓGICOS NO SUDESTE GOIANO