CONTAMINAÇÃO POR AGROTÓXICOS
De acordo com o Ministério da Saúde (Biblioteca Virtual), agrotóxicos são produtos químicos utilizados para combater pragas. Também são chamados de praguicidas, pesticidas, defensivos agrícolas, agroquímicos ou biocidas. Na agricultura controlam controlar insetos, fungos, ácaros, ervas daninhas, etc; na pecuária controlam carrapatos, pulgas, mosca-do-chifre, etc; nos domicílios controlam pulgões e larvas em plantas, eliminar cupins, ratos, baratas, algas em piscinas, e carrapatos e pulgas em animais.
Agrotóxicos são potencialmente perigosos, pois podem causar danos à saúde de pessoas, animais e ao meio ambiente. É a classe de produto que mais leva a óbito. As formas de intoxicação dão-se por: contato direto, no preparo, aplicação ou qualquer tipo de manuseio com o produto ou indireto, por águas e alimentos contaminados e ingeridos. A intoxicação por agrotóxicos pode ser aguda, causando náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarreia, chegando até coma e morte ou crônicas, promovendo distúrbios comportamentais como irritabilidade, ansiedade, alteração do sono e da atenção, depressão, cefaléia (dor de cabeça), fadiga (cansaço), parestesias (formigamentos), etc.
No Estado de Mato Grosso constatou, que a intoxicação humana exógena por agrotóxicos pode ocorrer em municípios com elevado ou baixo uso de agrotóxicos nas propriedades rurais, o que pode estar associado respectivamente a maior probabilidade de intoxicação pela grande quantidade de unidades utilizadoras de agrotóxicos, ou pela falta de instrução de manuseio de agrotóxicos devido ao baixo uso na região.
Na figura abaixo observa-se, a exemplo do que foi exposto, que em Campo Verde (município) o uso de agrotóxicos dá-se em no mínimo 65% das propriedades rurais, o que aumenta as chances de pessoas se contaminarem com tal produto, havendo três registros dessa natureza (intoxicação) para o ano de 2020. Com o mesmo número de registro (três) de pessoas intoxicadas por agrotóxicos para o ano de 2020 Cáceres, com menos propriedades rurais fazendo uso de agrotóxicos se comparado a Campo Verde, pode ser um possível exemplo da desinformação sobre manuseio e aplicação de agrotóxicos em locais onde o uso em propriedades rurais é pouco representativo, aumentando as chances de intoxicação de humanos.
É importante ressaltar, que apenas com esses dados as discussões são limitadas e baseadas em suposições, uma vez que a intoxicação humana por agrotóxicos associa-se: à "potência" do ingrediente ativo e sua dose sobre a fisiologia humana; sensibilidade do indivíduo ao ingrediente ativo; tipo de formulação, a qual influencia o modo de preparo de calda; tecnologias de pulverização, em específico questões que interferem na deriva; treinamento e capacitação de pessoal que trabalha com agrotóxicos.
Referências
Ministério da Saúde. Intoxicação por agrotóxicos. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2084-intoxicacao-por-agrotoxicos. Acesso:14 de maio de 2020.
Comentários
Postar um comentário