AVALIAÇÃO QUQLITATIVA DA COMPACTAÇÃO DO SOLO POR MEIO DA AMOSTRAGEM COM QUADRICICLO SACI
Um trabalho técnico comparativo referente à determinação qualitativa da localização de camadas consideradas como possível impedimento físico ao desenvolvimento de raízes pelo Grupo de Estudos Agrícolas (GEAGRI) do Instituto Federal de Educação e Tecnologia de Brasília – Campus Planaltina (coordenador professor Raphael Maia Aveiro Cessa) e pelo Centro de Formação Tecnológica do referido campus (Coordenador Dirceu Macagnam).
O trabalho comparou índices SACI relacionados à resistência do solo a penetração para avaliar qualitativamente a(s) presença(s) de camada(s) atuantes como possíveis barreiras físicas ao desenvolvimento de raízes na profundidade de 0 a 40 cm a partir da superfície do solo.
Índices SACI e de resistência são gerados pela broca coletora de amostras de solo acoplada ao quadriciclo (Figura 1).
Figura 1. Equipamento SACI: quadriciclo equipado com broca coletora de amostras de solo capaz de gerar valores (índice SACI) relacionados à resistência do solo a penetração.
A configuração de perfuração a partir da superfície do solo para coleta dos valores dos índices SACI foi de 0 a 40 cm nas datas 11 de setembro (antes do preparo de solo) e 21 de novembro (após preparo de solo com subsolador e gradagem no ano de 2024.
A obtenção dos dados deu-se em um gride amostral georreferenciado contido no talhão do pivô central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Planaltina (Figura 2).
Figura 2. Gride amostral georreferenciado contido no talhão do pivô central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Planaltina.
Os valores dos índices SACI de perfuração da broca podem ser observados nas figuras 3 e 4 respectivamente. Observando a figura 3 (antes do preparo de solo) nota-se a presença de uma possível camada de impedimento físico ao desenvolvimento de raízes entre 04 cm a 12 cm. Após tal camada há progressão em direção a valores associados à maior resistência do solo até 40 cm de profundidade. Na figura 4 nota-se, após preparo do solo, que há progressão semelhante aquela citada anteriormente em direção a valores associados à maior resistência do solo até 40 cm, porém ocorrente a partir de 20 cm de profundidade.
Figura 3. Índices SACI gerados pela broca perfurante (profundidade 0 a 40 cm) de coleta de amostras de solo antes do preparo de solo no talhão do pivô central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Planaltina.
Figura 4. Índices SACI gerados pela broca perfurante (profundidade 0 a 40 cm) de coleta de amostras de solo após preparo de solo no talhão do pivô central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Planaltina.
O preparo de solo com subsolador de cinco hastes penetrantes a 70 cm e uma gradagem (discos 28") teve ação efetiva no rompimento de um possível impedimento físico ao desenvolvimento de raízes apenas até 20 cm de profundidade no solo, e que a partir desta profundidade ainda há progressão em direção a valores associados à maior resistência do solo até 40 cm, semelhante aquela anterior ao preparo do solo.
Pelos tipos de implementos utilizados no preparo do solo esperava-se maior ação em profundidade, o que não houve provavelmente por não se respeitar os estados de consistência do solo; o uso do subsolador deu-se com o solo ainda úmido.
Conclui-se, portanto, que bastaria o uso de um escarificador para rompimento da possível camada compactada no solo localizada inicialmente entre 04 a 12 cm, uma vez que o uso correto de um subsolador deveria promover além do referido rompimento, a redução da resistência à penetração do solo em camadas superior a 40 cm.
Por
Raphael Maia Aveiro Cessa
Eng. Agrônomo Dr. E professor EBTT do IFB – Campus Planaltina
Dirceu Macagnan
Eng. Agrônomo Dr. e professor EBTT do IFB – Campus Planaltina
Comentários
Postar um comentário