PRONATEC: TÉCNICO AGROPECUÁRIO SUBSEQUENTE EM SANTA CRUZ DO XINGU - MT

Na data 09/03/2014 foi realizada na Fazenda Brusque, no Município de Santa Cruz do Xingu em Mato Grosso uma aula prática ministrada pelo professor Raphael Maia Aveiro Cessa pelo curso de Técnico Agropecuário Subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – campus Confresa em parceria com a Secretaria de Educação daquele município.

Figura 1. Turma Técnico Agropecuário Subsequente 

   Na ocasião, inicialmente, os engenheiros agrônomos Silvio e Ronaldo e o gerente agropecuário Jair explanaram detalhadamente sobre os tipos e componentes das semeadeiras, para em um segundo momento realizar a calibragem e regulagem desses implementos agrícolas.



Figura 2. Engenheiro Agrônomo Silvio ministrando curso sobre semeadeira à Turma Técnico Agropecuário Subsequente 

Foi possível os discentes do curso de Agropecuária manusearem discos e anéis do distribuidor mecânico de sementes, compreendendo a forma de “montagem” correta; foi alternada as engrenagens dos eixos motriz e movido alterando, assim, a distribuição de sementes e fertilizantes; peças e componentes da semeadeira foram manuseadas in loco, explicado suas funções.


Figura 3. Turma Técnico Agropecuário Subsequente: explicação sobre montagem de discos e anéis do distribuidor mecânico de sementes


Figura 4. Turma Técnico Agropecuário Subsequente: explicação sobre engrenagens dos eixos motriz e movido e funções de partes de semeadeiras

Em uma segunda etapa da aula prática, procedeu-se a regulagem e calibragem da semeadeira, e o engenheiro agrônomo Silvio fez questão que os discentes procedessem cálculos matemáticos exemplificando valores referenciais para obtenção da população teórica final de plantas e taxa de adição de fertilizantes, ressaltando, após o uso da semeadeiras, a importância determinante do monitoramento contínuo embasado em metodologias consagradas para o sucesso das lavouras, e que é dever do técnico, da distribuição horizontal e vertical das sementes.
Por fim, o piloto agrícola Guerra explanou sobre alguns componentes e formas de funcionamento e de voo de aeronaves agrícolas, assunto já abordado em sala de aula no âmbito da tecnologia de aplicação de agrotóxicos e afins.




Figura 5. Turma Técnico Agropecuário Subsequente: explicação sobre partes da aeronave agrícola e técnicas de tecnologia de aplicação de agrotóxicos e afins


Entre os alunos, além da qualidade indiscutível da construção do conhecimento e aprendizado teórico e prático, notou-se o conceito de que a viabilização do curso capacitante – o primeiro na região – está sendo viabilizado não somente pela parceria das instituições públicas, mas, sobretudo, pelo apoio das propriedades agrícolas e/ou pecuárias do município de Santa Cruz do Xingu, que de alguma forma se beneficiaram da mão de obra qualificada.

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