PODER NEUTRALIZANTE DE CORRETIVO AGRÍCOLA: INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIO

 O poder de neutralização (PN) dos juntamente com a análise física da reatividade das partículas (RE) compõe o Poder Relativo de Neutralização Total (PRNT) dos corretivos agrícolas da acidez potencial e efetiva do solo.
 A determinação química do PN dos corretivos agrícolas é assunto em cursos agrícolas, e pode ser trabalhada para compreensão de assuntos abordados em química por meio da interdisciplinaridade. No ano de 2017 a professora de Química Analítica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso campus Sorriso Daiana Del Puppo, trabalhou com alunos do II ano do ensino médio no curso Técnico em Agropecuária Integrado questões de instrumentação laboratorial e técnicas de uso, preparo de soluções e titulometria necessárias à análise química da capacidade do corretivo em neutralizar a acidez de uma solução em relação ao CaCO3 (PN 100%).
 Esse assunto é abordado no componente curricular Agricultura II pelo também professor daquele instituto Raphael Maia Aveiro Cessa na mesma turma de ensino médio.
A metodologia de determinação do PN é encontrada no Manual de Métodos de Análises de Solo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).
O “esquema” do procedimento adotado para análise de PN pode ser observado ao lado. É importante ressaltar que no cálculo para determinação do PN por meio da equação abaixo é possível incluir componentes curriculares matemáticos no exercício da resolução de equações básicas por meio da substituição de fórmulas.
O volume de NaOH 0,1 mol L-1 utilizado na bureta para titular o extrato foi 0,8 mLUtilizando a equação tem-se PN 124%.
em que,
G = massa inicial da amostra (g);
M1 = molaridade da solução de HCl: 0,5 mol L-1;
M2 = molaridade da solução de NaOH: 0,1 mol L-1;
V2 = volume (mL) da solução de NaOH “gasto” na bureta.

 A determinação química do PN da sentido ao cotidiano agrícola e aos conteúdos da química nas atividades escolares respectivamente, podendo ser exemplo de interdisciplinaridade nos curso Técnicos em Agropecuária para melhorar e facilitar a construção do conhecimento discente.

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