ENSILANDO APRENDIZAGEM

 Na data 02/03/2018 foram ministradas duas aulas no formato interdisciplinar pelos professores do IFB - campus Planaltina Raphael Cessa e Caio Leite  para turmas do Técnico Agropecuário Subsequente referente às disciplinas Grandes Culturas e Mecanização Agrícola.
 Na ocasião foram abordados, inicialmente, os conteúdos referente a produção e ensilagem de milho em silos trincheiras e superfície, bem como os aspectos relacionados à regulagem do implemento ensiladeira acoplada ao trator.
 Explanou-se sobre a forma de engate do implemento ao trator, importância de conferir a rotação da tomada de potência do trator, que por sua vez está associada à rotação do volante do motor, exigida para o bom funcionamento do implemento. para tal, fez uso de um tacômetro manual, na qual estabeleceu que 1.800 rpm no acelerador manual do trator proporcionaria à sua tomada de potência uma rotação de aproximadamente 540 rpm.Posteriormente explanou-se sobre importância e procedimentos de regulagem da ensiladeira, para obtenção da granulometria adequada de corte do material vegetal influenciando qualidade final da silagem de milho.
Ensiladeira hidráulica engatada em aula no IFB - campus Planaltina

Ensiladeira hidráulica utilizada em aula no IFB - campus Planaltina

 Dessa forma, e observando as duas frente de trabalho constituídas pelo corte, picagem, recolhimento e transporte do material vegetal e deposição e compactação da silagem, foi possível expor aos discente um entendimento interdisciplinar teórico e prático dos componentes curriculares citados.
 Milho ensilado no IFB - campus Planaltina
Assista o vídeo do "corte"!!!

 Compactação do milho ensilado em silo trincheira.  IFB - campus Planaltina
Assista o vídeo de compactação do "trincheira"!!!

  
 Silo de superfície contendo milho. IFB - campus Planaltina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIFÃO DE BELL EM AQUAPONIA

GARIMPO NA TERRA INDÍGENA KAYAPÓ

CORREDORES AGROECOLÓGICOS NO SUDESTE GOIANO