SAVANAS DOS TIRIYÓS
A Savana dos Tiriyós é uma área de Cerrado localizada ao norte do Pará nos municípios de Óbidos e Oriximiná, dentro do Parque Indígena do Tumucumaque onde se localiza as aldeias indígenas dos Tiriyós, embora uma pequena parte desta área localiza-se no Suriname.
As Savanas de Tiriyós constituem-se das vegetações de savana arbórea aberta, ao sul, sendo um cerrado típico (estrato arbóreo de 3,0 a 6,0 m) em altitudes inferiores a 600m, ocupando um mosaico de solos do tipo Latossolo e Podzólico; savana arbórea densa na porção central e sul (estrato arbóreo de 10,0 a 15,0 m) da sub-região; savana-parque na porção norte e noroeste da sub-região e pequenas ocorrências na parte sul (cerrado parque, estrato arbóreo de 2,0 a 4,0 m); savana gramíneo-lenhosa (campo limpo e campo sujo, sem estrato arbóreo e/ou sem expressão). Quando as savanas estão situadas principalmente, em altitudes superiores a 600 - 800 m sob mosaico de solos Litólicos e Quartzo Leitoso, ocorrem: savana estépica gramíneo-lenhosa; savana estépica-parque; e savana estépica-arbórea.
CONFIRA O VÍDEO DO MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO DAS SAVANAS DOS TIRIYÓS!!!
Referências
- IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Manual técnico da vegetação brasileira. Rio de Janeiro: IBGE; 1992. (Série Manuais Técnicos em Geociências n 1).
- RADAMBRASIL. Levantamento de Recursos Naturais, Folha Tapajós (SB-21). BRASIL - Departamento Nacional de Produção Mineral, Rio de Janeiro, Brasil. 1975, 409p.
- Rodrigues, C. A. G.; HOTT, M. C.; MIRANDA, E. E. De.; OSHIRO, O. T. Relação entre os Cerrados e as Queimadas no Parque Indígena do Tumucumaque (PA). Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2006 30 p.: il. (Embrapa Monitoramento por Satélite. Documentos, 54).
Comentários
Postar um comentário